Ingredientes:
3 maçãs
3 maçãs
2 ovos
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1
xícara de farinha integral
1
xícara de açúcar
1
xícara de açúcar mascavo
1
colher de sobremesa de fermento
canela
à gosto
MoDo De PrEpArO:
Descasque as maçãs. Separe as cascas e pique as maçãs em cubinhos do tamanho que gostaria de encontrar no meio do bolo. Bata no liquidificador os ingredientes líquidos (óleo e ovos) com a casca da maçã. Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a canela. Então junte à mistura do liquidificador. Unte uma forma e coloque para assar até dourar a superfície. Polvilhe, ainda quente, com açúcar e canela.
ObSeRvAçÕeS:
A farinha integral e o açúcar mascavo são opções saudáveis que adaptamos à receita, porém o tipo é opcional.
Descasque as maçãs. Separe as cascas e pique as maçãs em cubinhos do tamanho que gostaria de encontrar no meio do bolo. Bata no liquidificador os ingredientes líquidos (óleo e ovos) com a casca da maçã. Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a canela. Então junte à mistura do liquidificador. Unte uma forma e coloque para assar até dourar a superfície. Polvilhe, ainda quente, com açúcar e canela.
ObSeRvAçÕeS:
A farinha integral e o açúcar mascavo são opções saudáveis que adaptamos à receita, porém o tipo é opcional.
Adote práticas e atitudes conscientes ao bem do meio ambiente do Planeta. É
simples ser feliz. Viva em equilíbrio.
Entrevista com o Subsecretário de Meio Ambiente de Campos
do Jordão
PEACE tem acompanhado
o início dos trabalhos voltados para o meio ambiente em Campos do Jordão, sob
novo mandato. O ano começou tumultuado com chuvas intensas e enxentes. A
gestão é nova, mas o secretário de Meio Ambiente continuará a realizar seu trabalho
com competência, fazendo valer a classificação do município como APA - Área de
Proteção Ambiental.
Vila
Nova Suíça
PEACE: A educação
ambiental tem se transformado em assunto de pauta em instituições de governo e
de educação, devido à atual necessidade de preservação e recuperação do meio
ambiente, conseqüência de séculos de práticas e hábitos agressivos à natureza
do Planeta. Qual é o trabalho de educação ambiental desenvolvido na cidade?
S: Na verdade a cidade
tem várias ações educacionais, algumas desenvolvidas pelo Comitê de Bacias
Hidrográficas, o qual atinge os três municípios. Estas ações são normalmente
apresentadas através de projetos desenvolvidos por ONGs ou Prefeituras e
apresentados para análise do Comitê, que, se aprovado, será implantado ou
apresentado nas redes de ensino dos três municípios. O município de Campos do
Jordão participa dessas ações. Há também, ações desenvolvidas por instituições
privadas e mistas como SENAC e Fundações.
PEACE: Como você
planeja adequar os projetos educacionais às exigências da legislação
brasileira?
S: A Legislação Brasileira atua de forma geral
sobre toda a União, porém os Estados e Municípios adotam, através de órgãos
como a CETESB, medidas com especificidades para cada região. Na nossa região,
onde está contida a Serra da Mantiqueira, as análises devem ser desenvolvidas
com mais pontualidades, pois nosso bioma é bastante complexo e desta forma a
Educação e o Entendimento também se faz complexo, sendo assim acredito que uma
Educação bem estruturada deveria estruturar-se pelo fácil e claro diálogo entre
as pessoas com uma boa explicação sobre temas, palavras e jargões técnicos, os
quais dificultam muito o entendimento da maior parte da população, depois a
importância de se entender “Educação Ambiental” como um meio automático de se
viver, assimilando que nós, fazemos parte desse meio e por fim, as questões
legais, as quais, a população tem papel importante e responsabilidade em cada
ato ou decisão.
Escola
EM Octávio da Matta
PEACE: Qual a
importância, na sua opinião, de levar até as crianças e adolescentes, as
informações e atualizações sobre temas como ecologia, políticas
preservacionistas, sustentabilidade e mobilização social?
S: A criança e o
adolescente são as bases de uma sociedade consciente, porém vários fatores
deveriam colaborar com os aspectos que levam o ser humano a encontrar seus
estímulos, como por exemplo, a condição social, educação e vontade. O fator
econômico é um dos grandes atrativos e incentivos dentro de nossa sociedade.
Ações educativas como reuso de água, luzes econômicas e reciclagem de lixo,
colaboram diretamente com a preservação ambiental, mas devemos sempre lembrar
que estes atos, dentro de uma sociedade emergente, têm que ser muito
estimulados e para tanto, o custo e o benefício destas ações têm que vir de
encontro com a condição econômica de quem se propõe a tal.
PEACE: Campos do
Jordão, na década de 60, foi apontada como região de melhor clima do mundo. O
que mudou esse quadro tão drasticamente?
S: Um dos motivos destas
mudanças é a alteração deste bioma, como exemplo o plantio de espécies não
nativas e da descaracterização de nossa paisagem e, automaticamente, o clima.
PEACE: A gestão
inadequada do lixo por parte da população interfere diretamente no cenário e na
qualidade ambiental. Vemos lixo nas ruas, lixeiras lotadas e em péssimas
condições. Como você pretende trabalhar para conscientizar a população
jordanense do valor ambiental que essa cidade possui?
S: Sim, o descarte
inadequado do lixo por parte da população é, sem dúvida, um dos motivos pelo
qual o cenário e qualidade ambiental estão afetados, porém o conjunto desta
“ópera” tem que estar muito bem articulado pelas duas pontas “maestro e
músicos”.
O poder público tem que fazer o seu papel, que
é o de dar condições a seus munícipes, e instruí-los dos procedimentos. Só
assim poderemos cobrar uma atitude proativa de todos.
Praça
Syrio Sérgio da Cruz
PEACE: O turismo
é uma das principais atividades que movimentam a economia da cidade, mas suas
conseqüências como: emissão de gás carbônico pelos automóveis, aumento da
produção de lixo, maior poluição das vias públicas, maior consumo de água etc,
valem o benefício?
S: Bem, não podemos
culpar o turismo pelos impactos ambientais ocasionados por estes fatores
apontados. O turismo é uma das mais importantes atividades econômicas no mundo
todo e as condições pelas quais ela acontece, se com menos impacto ou mais
impacto, não pode ser impeditiva ou ocasionar diminuição desta atividade. Os
instrumentos utilizados pelo turista para a exploração deste fim, é que
precisam ser revistos. A questão do controle de poluentes, do consumo de água e
geração de resíduos, são assuntos pontuais, que necessitam de nossa mais alta
atenção no combate e soluções, mas isto vale para todas as atividades, do mundo
todo.
PEACE: Pretende
criar ou organizar uma maneira mais ecológica para receber bem o turista e para
que este respeite o ambiente da cidade?
S: Interesse existe, mas
isto tem que ser uma ação conjunta entre Secretarias, com cuidado sempre de que
o instrumento que possa orientar estes, não seja mais um mecanismo poluidor. A
Educação Ambiental deve ser um instrumento de fácil disseminação entre os povos
e, sua cultura, assimilada como uma atividade diária e usual. Enquanto os
processos e os procedimentos apontarem um único aspecto de ações interessadas
no populismo ou modismo, esta estará fadada à antipatias e/ou repúdios. Quando
nos aceitarmos como objetos do “MEIO” entenderemos o “AMBIENTE” em que vivemos
como a extensão de nosso ser e passaremos a cuidar e protegê-lo como sendo a
única chance de termos uma história.
21/01/13
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