TROCANDO IDEIA

CAMPOS DO JORDÃO +1






Receita bolo de casca de maçã da Vovó

Ingredientes:
3 maçãs
2 ovos
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha integral
1 xícara de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de fermento
canela à gosto


MoDo De PrEpArO:
Descasque as maçãs. Separe as cascas e pique as maçãs em cubinhos do tamanho que gostaria de encontrar no meio do bolo. Bata no liquidificador os ingredientes líquidos (óleo e ovos) com a casca da maçã. Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a canela. Então junte à mistura do liquidificador. Unte uma forma e coloque para assar até dourar a superfície. Polvilhe, ainda quente, com açúcar e canela.
ObSeRvAçÕeS:
A farinha integral e o açúcar mascavo são opções saudáveis que adaptamos à receita, porém o tipo é opcional.

Adote práticas e atitudes conscientes ao bem do meio ambiente do Planeta. É simples ser feliz. Viva em equilíbrio.



Entrevista com o Subsecretário de Meio Ambiente de Campos do Jordão

PEACE tem acompanhado o início dos trabalhos voltados para o meio ambiente em Campos do Jordão, sob novo mandato.  O ano começou tumultuado com chuvas intensas e enxentes. A gestão é nova, mas o secretário de Meio Ambiente continuará a realizar seu trabalho com competência, fazendo valer a classificação do município como APA - Área de Proteção Ambiental.
 Vila Nova Suíça

PEACE: A educação ambiental tem se transformado em assunto de pauta em instituições de governo e de educação, devido à atual necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente, conseqüência de séculos de práticas e hábitos agressivos à natureza do Planeta. Qual é o trabalho de educação ambiental desenvolvido na cidade?
S: Na verdade a cidade tem várias ações educacionais, algumas desenvolvidas pelo Comitê de Bacias Hidrográficas, o qual atinge os três municípios. Estas ações são normalmente apresentadas através de projetos desenvolvidos por ONGs ou Prefeituras e apresentados para análise do Comitê, que, se aprovado, será implantado ou apresentado nas redes de ensino dos três municípios. O município de Campos do Jordão participa dessas ações. Há também, ações desenvolvidas por instituições privadas e mistas como SENAC e Fundações.

PEACE: Como você planeja adequar os projetos educacionais às exigências da legislação brasileira?
S: A Legislação Brasileira atua de forma geral sobre toda a União, porém os Estados e Municípios adotam, através de órgãos como a CETESB, medidas com especificidades para cada região. Na nossa região, onde está contida a Serra da Mantiqueira, as análises devem ser desenvolvidas com mais pontualidades, pois nosso bioma é bastante complexo e desta forma a Educação e o Entendimento também se faz complexo, sendo assim acredito que uma Educação bem estruturada deveria estruturar-se pelo fácil e claro diálogo entre as pessoas com uma boa explicação sobre temas, palavras e jargões técnicos, os quais dificultam muito o entendimento da maior parte da população, depois a importância de se entender “Educação Ambiental” como um meio automático de se viver, assimilando que nós, fazemos parte desse meio e por fim, as questões legais, as quais, a população tem papel importante e responsabilidade em cada ato ou decisão.
Escola EM Octávio da Matta 

PEACE: Qual a importância, na sua opinião, de levar até as crianças e adolescentes, as informações e atualizações sobre temas como ecologia, políticas preservacionistas, sustentabilidade e mobilização social?
S: A criança e o adolescente são as bases de uma sociedade consciente, porém vários fatores deveriam colaborar com os aspectos que levam o ser humano a encontrar seus estímulos, como por exemplo, a condição social, educação e vontade. O fator econômico é um dos grandes atrativos e incentivos dentro de nossa sociedade. Ações educativas como reuso de água, luzes econômicas e reciclagem de lixo, colaboram diretamente com a preservação ambiental, mas devemos sempre lembrar que estes atos, dentro de uma sociedade emergente, têm que ser muito estimulados e para tanto, o custo e o benefício destas ações têm que vir de encontro com a condição econômica de quem se propõe a tal.

PEACE: Campos do Jordão, na década de 60, foi apontada como região de melhor clima do mundo. O que mudou esse quadro tão drasticamente?
S: Um dos motivos destas mudanças é a alteração deste bioma, como exemplo o plantio de espécies não nativas e da descaracterização de nossa paisagem e, automaticamente, o clima.

PEACE: A gestão inadequada do lixo por parte da população interfere diretamente no cenário e na qualidade ambiental. Vemos lixo nas ruas, lixeiras lotadas e em péssimas condições. Como você pretende trabalhar para conscientizar a população jordanense do valor ambiental que essa cidade possui?
S: Sim, o descarte inadequado do lixo por parte da população é, sem dúvida, um dos motivos pelo qual o cenário e qualidade ambiental estão afetados, porém o conjunto desta “ópera” tem que estar muito bem articulado pelas duas pontas “maestro e músicos”.
O poder público tem que fazer o seu papel, que é o de dar condições a seus munícipes, e instruí-los dos procedimentos. Só assim poderemos cobrar uma atitude proativa de todos.
Praça Syrio Sérgio da Cruz 
                                                                                 
PEACE: O turismo é uma das principais atividades que movimentam a economia da cidade, mas suas conseqüências como: emissão de gás carbônico pelos automóveis, aumento da produção de lixo, maior poluição das vias públicas, maior consumo de água etc, valem o benefício?
S: Bem, não podemos culpar o turismo pelos impactos ambientais ocasionados por estes fatores apontados. O turismo é uma das mais importantes atividades econômicas no mundo todo e as condições pelas quais ela acontece, se com menos impacto ou mais impacto, não pode ser impeditiva ou ocasionar diminuição desta atividade. Os instrumentos utilizados pelo turista para a exploração deste fim, é que precisam ser revistos. A questão do controle de poluentes, do consumo de água e geração de resíduos, são assuntos pontuais, que necessitam de nossa mais alta atenção no combate e soluções, mas isto vale para todas as atividades, do mundo todo.

PEACE: Pretende criar ou organizar uma maneira mais ecológica para receber bem o turista e para que este respeite o ambiente da cidade?
S: Interesse existe, mas isto tem que ser uma ação conjunta entre Secretarias, com cuidado sempre de que o instrumento que possa orientar estes, não seja mais um mecanismo poluidor. A Educação Ambiental deve ser um instrumento de fácil disseminação entre os povos e, sua cultura, assimilada como uma atividade diária e usual. Enquanto os processos e os procedimentos apontarem um único aspecto de ações interessadas no populismo ou modismo, esta estará fadada à antipatias e/ou repúdios. Quando nos aceitarmos como objetos do “MEIO” entenderemos o “AMBIENTE” em que vivemos como a extensão de nosso ser e passaremos a cuidar e protegê-lo como sendo a única chance de termos uma história. 
21/01/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário